sexta-feira, 8 de maio de 2009

William Araujo Veras
Vídeo mágico de Oz. – Bahia 2008

Ao iniciar o vídeo podemos compreender o grande universo de Oz, e já estamos dentro de uma discussão muito famosa O Mágico de Oz era um impostor?
Percebemos que a reação do grupo é imediata a tal questionamento um dos participantes revoga a condição de impostor dando seqüência à idéia que a função de mágico foi exercida durante o percurso cumprindo assim sua função e papel na história, através do exemplo do momento mágico, retratado pela Catalina no grupo citando a idéia do papai Noel que no momento primitivo quando crianças é necessário que possamos acreditar no papai Noel, porém a outros “papais Noeís” que são reais como nossos pais que fizeram nosso estágio de encanto, fazendo necessário isso para o que hoje nos constitui.
A vida da Dorothy seria a mesma sem a viagem?
Creio que o grupo estava pensando muito nos amigos de Dorothy, ao fazer essa pergunta Catalina atrai a atenção dos alunos para o tema proposto, mas mesmo assim creio que não houve um desenvolvimento pelo grupo até Catalina e Patrícia explicarem o significado da pergunta, uma aluna responde que a Dorothy não era cinza com o resto da família contrapondo a idéia de outro participante, porem se esqueceu o que fazia a Dorothy não ficar cinza era o Totó, é de estrema importância saber que o que a constituía no livro é essa passagem pela travessia na qual Dorothy se encontrava, e é interessante saber que o poder persuasão de Dorothy e poder de argumentação foi fundamental para todo o processo porque foi ela através desse poder conseguiu encontrar o mágico de Oz, sem ela como heroína da história não haveria um desenvolvimento no resto do grupo por isso Dorothy é essencial na história.
Novos líderes que agora passaram pelo aprendizado do Mágico e agora podem governar, “lideres que já sabem que papai Noel não existe”. O destaque de que o leão precisava de coragem que fazia não se lembrar do medo, quando estamos integrados assim como Dorothy podemos lembrar-nos de Platão que é o amor que insufla coragem característica de Dorothy para com o grupo onde era essa característica que rompia obstáculos e barreiras, essa coragem e desenvolvida no Leão a partir do momento que ele protege os animais da floresta que essa coragem motivada não pelo medo, mas pela confiança.
Podemos interagir com esse vídeo vemos uma maior discussão as temáticas do livro são propostas e trabalhadas minuciosamente, vemos mais um ótimo grupo que nos permite ir além de qualquer expectativas.

Um comentário:

  1. encontro de um grupo especial do projeto circulos de leitura na Bahia, livro discutido foi mágico de oz, um de inicio muito bom.

    ResponderExcluir